quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DOMINGOS MARTINS-ES - CONHEÇA

Após oferecermos uma sugestão de viagem, por Região do Brasil, recomeçaremos com a região Sudeste, na qual encontramos a cidade de Domingos Martins.

Domingos Martins é um município localizado no estado do Espírito Santo, com uma população de 35.500 mil habitantes, recentemente recebeu o título de cidade mais romântica do Brasil, sendo um local muito procurado por casais para uma inesquecível lua de mel ou um final de semana romântico na Serra Capixaba. A cidade também é conhecida popularmente na região metropolitana e do interior do estado como "Campinho".

Está situada a aproximadamente 42 km da capital Vitória, possuindo uma altitude média de 542 m na sede do município e picos que ultrapassam os 1.800 metros, um dos maiores picos é a formação geológica conhecida como Pedra Azul, um dos principais pontos turísticos do estado e recentemente do Brasil.

A Pedra Azul está localizada a aproximadamente 46 km da sede "Campinho" onde fica o centro da cidade e inserida na vila de mesmo nome "Pedra Azul". 

Pedra Azul é o nome dessa formação geológica inconfundível e única na paisagem do Brasil, um grande afloramento de gnaisse com 1.822 metros de altitude, que em determinadas horas do dia, dependendo da incidência de luz solar, proporciona a pedra colorações azuladas ou esverdeadas fenômeno ocasionada por musgos que se reproduzem em sua encosta.

O município de Domingos Martins é dividido em seis distritos que são: Sede (Centro), Isabel, Paraju, Melgaço, Aracê e Biriricas, sendo Aracê o mais conhecido e onde se encontra a vila de Pedra Azul, que possui os melhores hotéis e pousadas da região com excelentes infra-estruturas de nível internacional. É onde se localiza o mais famoso ponto turístico do município, proporcionando aos seus visitantes logo ao despertar, a incrível visão da natureza da região e como destaque a Pedra Azul.

Domingos Martins não possui somente esta famosa formação geológica como ponto turístico, na Sede onde se encontra o centro da cidade existem construções com fachadas em estilo germânico, herança deixada pelos imigrantes alemães que se instalaram na região no século XVIII, diversos festivais escolheram a cidade como sede e muitos outros atrativos que fazem da cidade um excelente e aconchegante local para se divertir em suas férias.

A principal atividade do município é a agricultura, seguida do turismo e mais recentemente algumas pousadas rurais vem desenvolvendo na região o agroturismo. Domingos Martins é um dos principais produtores de morango, hortifrutigranjeiros, café e banana do estado do Espírito Santo.

O Agroturismo e o Turismo rural no município possuem ótima infra-estrutura turística onde propriedades rurais, produzem seus próprios produtos usados na alimentação e no preparo de comidas típicas da região. Existem diversas pousadas, restaurantes, casas de chá, entre outros estabelecimentos que produzem alimentos orgânicos. É possível adquirir e experimentar nas próprias propriedades onde estão hospedados deliciosos queijos, licores, vinhos, pães, biscoitos, doces e outros produtos 100% orgânicos produzidos na própria região.

Um comentário: