segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CAMBARÁ DO SUL-RS - CONHEÇA

A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo “Esplendor” e “Chocolate com Pimenta”, a minissérie “A Casa das Sete Mulheres” e o filme “Anahy de las Misiones”.

Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana,São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande.

A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa "folha de casaca rugosa", consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, e é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais.

Quem pretende ir para Cambará do Sul precisa saber que o lugar é pura tranquilidade. A cidade é bem pequeninha e o povo, pra lá de hospitaleiro. À noite os restaurantes servem de ponto de encontro dos visitantes. Boates e bailes acontecem somente em períodos específicos e são organizados por entidades ou escolas. Não é a toa que durante o carnaval a cidade lota de pessoas que querem fugir da folia.

São raros os lugares que aceitam cartões de crédito ou de débito em Cambará do Sul. Por isso, na hora de reservar a hospedagem informe-se antes se a empresa oferece essa forma de pagamento. Leve também talão de cheques e uma quantia em dinheiro.

Dois Parques Nacionais fazem parte da paisagem de Cambará do Sul: o Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional Aparados da Serra.

O Cânion Itaimbezinho é a grande estrela da região. É o cânion mais famoso e também um dos mais belos. Suas paredes medem 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. O nome é de origem tupi-guarani, alusivo aos antigos habitantes do local, e significa “ita=pedra” e “aimbé=cortada, afiada”, ou seja, pedra cortada ou pedra afiada.

No Itaimbezinho podem ser feitas três trilhas: duas na parte alta, onde fica a sede do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, e uma na parte de baixo, no interior do Cânion Itaimbezinho, com entrada pelo município de Praia Grande (SC). 

Na parte alta, duas trilhas permitem contemplar os principais atrativos do Cânion Itaimbezinho e do Parque Nacional de Aparados da Serra: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. Essas são as trilhas mais visitadas do parque e oferecem caminhadas curtas e de nível fácil, próprias para pessoas de todas as idades. Para o passeio na parte alta do Cânion Itaimbezinho reserve um dia. Tenha como base um meio de hospedagem em Cambará do Sul.
Já na parte de baixo, uma trilha incrível aguarda os turistas mais aventureiros. Trata-se da Trilha do Rio do Boi, uma caminhada longa e que exige mais esforço físico. A Trilha do Rio do Boi é a chance do visitante desbravar o interior do Cânion Itaimbezinho de uma forma mais intensa e com forte contato com a natureza.

O Rio do Boi que, da parte alta, parece ser um risco pequeno entre milhares de pedras, é visto como um imenso e forte rio de águas correntes. Para realizar este passeio é necessário contratar um guia credenciado do Parque Nacional de Aparados da Serra e reservar um dia inteiro para a caminhada.

Já o principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral é o Cânion Fortaleza, um dos mais belos da região. Criado em 1992, o parque possui 17,5 km2. O acesso é feito pela CS-012, estrada que é uma continuidade da avenida principal de Cambará do Sul, a Getúlio Vargas. Para entrar no parque não é necessário pagar ingresso.

Além do Cânion Fortaleza, que apresenta várias trilhas para caminhada como a Trilha do Mirante e da Pedra do Segredo, outros dois cânions estão dentro do Parque Nacional da Serra Geral: o Churriado e o Malacara.

Cambará do Sul é o lugar certo pra quem gosta de se aproximar da natureza e curtir paisagens exuberantes, além de um friozinho que é marca registrada no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário