sábado, 4 de dezembro de 2010

PIRENÓPOLIS-GO - CONHEÇA

Pirenópolis foi tombada pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1988. A cidade, apelidada de “Capital da Prata”, "Berço da Imprensa Goiana", "Atenas de Goiás" e "Paris-nópolis", entre outros, tem sua economia hoje baseada no artesanato e turismo, além da extração da pedra que leva seu nome. A "Pedra-de-Pirenópolis" é usada na construção civil para revestimentos e pisos e decora ruas e casas da cidade.

Folclore de Pirenopolis é um dos mais representativos do Centro-Oeste, com suas festas longas e cheias de encanto, como: Festa do Divino Espírito Santo, Cavalhadas, Festa do Morro.

Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis é a mais significativa de todas as festas do genero no Brasil. É uma festa móvel que acontece 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações de Pentecostes. Geralmente a data cai no mês de maio ou junho. São doze dias de festa na manifestação popular mais importante da cidade. A festa do Divino Espírito Santo, comemorada em Pirenópolis desde 1819, reúne desfiles das bandas de música, queima de fogos, congadas, bailes, entre outros eventos.

As Cavalhadas de Pirenópolis é uma encenacão ao ar livre da batalha entre os Mouros e os Cristãos. Introduzida no Brasil pelos padres jesuítas com a função de catequizar índios e escravos, a festa das Cavalhadas é uma tradição que, desde 1820, mobiliza e emociona a população de Pirenópolis. As mobilizações começam uma semana antes da batalha, quando as duas tropas passam de casa em casa, seguidas por uma banda de música, para chamarem os cavaleiros para os ensaios.

Festa do Morro surgiu em função da Romaria em Louvor à Santíssima Trindade, que acontece desde primordios do século XX (+- 1927), quando devotos carregam uma imagem da Santíssima Trindade em um andor da cidade até o Pico dos Pireneus, cerca de 20km, sempre no dia da lua cheia do mês de julho. Neste momento, muitos acampavam aos pés do pico para esperarem a procissão e contemplar a beleza da lua na serra, com a família e tudo mais. Hoje, a festa ainda conta com a parte religiosa (a romaria e missa) e com o acampamento.

A cidade de Pirenópolis se encontra dentro do Cerrado. Sua fauna e  sua flora se encaixam perfeitamente em todas atribuições concebidas  aos princípios de conservação do Cerrado. A conservação da biodiversidade é a base da sustentabilidade dos recursos ambientais, dos recursos  naturais, florestais e pesqueiros, da biotecnologia e do ecoturismo. Na região de Pirenópolis belos rios e várias cachoeiras atraem turistas de  diversas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário