sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OURO PRETO-MG - CONHEÇA



Atualmente Ouro Preto é conhecida por ser uma das cidades históricas mais importantes do Brasil e é visitada todos os anos por uma grande quantidade de turistas. Seus principais atrativos turísticos são seu rico patrimônio arquitetônico e cultural, e seu maravilhoso entorno natural, freqüentado pelos amantes do turismo ecológico e de aventuras.

Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma jóia rara encravada entre as montanhas de Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. Com o declínio do garimpo, no final do século XVIII, a cidade viu sua intensa movimentação social reduzida à administração burocrática do estado. A transferência da capital para Belo Horizonte, em 1897, trouxe à cidade um isolamento ainda maior.

Se para a economia do município estas perdas foram enormes, seu patrimônio histórico agradece a distância da modernização a que a cidade ficou relegada. Em 1938, o poeta Manuel Bandeira escreveu: "Não se pode dizer de Ouro Preto que seja uma cidade morta. (...) Ouro Preto é a cidade que não mudou, e nisso reside seu incomparável encanto". Nesse mesmo ano a cidade foi tombada como Patrimônio Nacional, num movimento nacional de proteção à memória cultural que começara com os modernistas, ainda na década de 1920, eculminara com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1937. Em 1933, Ouro Preto fora considerada "Monumento Nacional" e, em 1980, veio o reconhecimento internacional: a cidade foi declarada pela Unesco 
Patrimônio Cultural da Humanidade.

Da visita do poeta Bandeira até hoje muita coisa mudou. O trânsito desordenado, reformas sem autorização em imóveis tombados e a ocupação de sítios históricos e encostas da cidade são alguns dos desafios enfrentados hoje pela cidade barroca e pelo 
Iphan, órgão responsável por sua preservação. Hoje, principal iniciativa para conservar e recuperar monumentos históricos da cidade vem do projeto Monumenta, financiado pelo Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal com ajuda da Unesco e BID. 

Além do maior conjunto homogêneo do Barroco no mundo, Ouro Preto tem uma particularidade: É uma cidade universitária. A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) conta com cerca de 5 mil alunos. A maior parte dos estudantes da Ufop vem de outras cidades de Minas Gerais e do Brasil. Eles vivem uma experiência única na cidade: a vida em repúblicas. São 66 repúblicas federais (pertencentes à Ufop) e 133 particulares.

Para os estudantes da Ufop, a vida em Ouro Preto é cheia de desafios, surpresas e peculiaridades. Neste espaço, encontram-se informações sobre a vida estudantil na cidade: a batalha por vagas nas repúblicas, os trotes diferentes, as comemorações tradicionais, como a Festa do Doze, e dicas sobre como preservar a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário