terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MARAGOGI-AL - CONHEÇA

Maragogi segundo pólo turístico do estado de Alagoas, fica entre Maceió e Recife a aproximadamente 125 km de cada uma. Conhecida por suas belezas naturais e extensos coqueirais a cidade é um convite para o descanso. Tem diversos hotéis, pousadas e restaurantes a maioria a beira mar.

A 5 km da costa recifes de corais formam as piscinas, ideais para mergulho. São protegidas pela Área de Preservação Ambiental  Costa dos Corais.  Chega-se pela Praia de Maragogi. Os principais hotéis e restaurantes fazem o passeio.

Maragogi era uma povoação primitiva chamada de Gamela e fazia parte do município de Porto Calvo. Tomou parte ativa nas lutas contra os holandeses. Registraram-se grandes combates contra as forças invasoras no distrito de Barra Grande, que foi mais tarde sede da guerra dos Cabanos, juntamente com Barra de Piabas e Piabas do Bom Sucesso. A casa grande do engenho Utinga serviu de sede para a revolução Praieira, liderada pelo médico José Beltrão Mavignier. 

A resolução nº 681, de 24 de Abril de 1875, criou a vila dando-lhe o nome de Isabel. Desmembrada do município de Porto Calvo, em face da lei nº 733, passou a chamar-se Maragogi e foi elevada a categoria de cidade através da Lei nº 15, de 16 de maio de 1892.

O atual município de Maragogi limita-se ao leste com o Oceano Atlântico Sul; a Oeste com Porto Calvo e Jacuípi; ao Norte com o Estado de Pernambuco; e ao Sul com Japaratinga (antiga Japaratuba). Os rios que lhe servem de limites: com Pernambuco o rio Persinunga com Porto Calvo o rio Carão e com Japaratinga o rio Salgado.

A apenas alguns quilômetros da rodovia principal de Maragogi pode-se praticar belas caminhadas entre remanescentes da Mata atlântica, entrar em contato com a natureza e esquecer os problemas.

Os ventos bons e a água calma fazem de Maragogi o lugar ideal para a prática de esportes de vela como windsurf ou Kitesurf. Todo ano se realiza no fim do mês de Outubro ou início de novembro o Festival de Velas de Maragogi uma das etapas da Copa Brasil de Windsurf. Também é realizada uma competição entre os jangadeiros locais com premiação para os primeiros colocados.

Quem vai a Maragogi, não pode deixar de ir nas piscinas naturais, pois é neste passeio que se descobre uma das maiores belezas do lugar e do Brasil. Maragogi possui varias Piscinas como Galés, Taoquinha, as de Barra Grande e a Croa de são Bento. Nelas  poderá apreciar varias espécies marinhas e dar um belo mergulho rodeado de peixes coloridos.

O local é convidativo para fazer um mergulho nas transparentes águas das Galés mesmo que nunca o tenha feito antes. Várias operadoras de mergulho fazem o batismo como é chamado a primeira vez que se mergulha. 

O Município de Maragogi possui um artesanato diversificado e muito bem elaborado. Diversos artesões trabalham várias matérias primas como a fibra da bananeira, casco do coco, escamas de peixe, algas marinhas, sementes e garrafas PET entre outros.

O “filé da fibra da bananeira”, artesanato genuíno de Maragogi é uma variação totalmente criativa do principal produto artesanal alagoano, que são os famosos bordados, surgidos das redes de pesca, trabalhadas pelas hábeis mãos das artesãs do Pontal da Barra, bairro tradicional de pescadores as margens da Lagoa Mundaú.

Durante a viagem até as Galés, além do Sol, os turistas podem curtir os vários tons de azul que o mar alagoano proporciona. O degradê que se forma da orla até as piscinas é o que faz o litoral de Alagoas ser chamado de Caribe Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário